Chuveiro não esquenta? Veja 5 causas e quando chamar um eletricista no Centro de SP
Se o seu chuveiro parou de esquentar, saiba que esse problema é mais comum do que parece, principalmente em prédios antigos da região central de São Paulo, como na Bela Vista, Consolação, República, Liberdade e Higienópolis.
Neste artigo, explicamos as 5 causas mais comuns e quando é hora de chamar um eletricista de confiança para garantir sua segurança e conforto.
Resistência queimada

Essa é a causa mais comum. A resistência é a parte interna do chuveiro elétrico que aquece a água. Quando queima, a água sai totalmente fria.
Como identificar:
- Chuveiro funciona (a água sai), mas não esquenta.
- Não há cheiro de queimado ou disjuntor desarmando.
O que fazer:
Troque por uma resistência compatível com a marca e modelo do chuveiro. Lembre-se de desligar o disjuntor antes de mexer!
Fiação antiga ou frouxa

Nos prédios mais antigos do centro de São Paulo, muitos apartamentos ainda possuem fios rígidos e ressecados ou mal conectados, o que impede o aquecimento correto.
Sinais de alerta na fiação do chuveiro elétrico:
- Fios derretidos no quadro.
- Pontos de aquecimento no fio.
- Cheiro de queimado leve.
Geralmente esse aquecimento e derretimento é ocasionado devido o uso de fio subdimensionado, quando usado no circuito do chuveiro um fio de bitola menor que o necessário. Fiação subdimensionada (fio fino demais para a potência do chuveiro), se o chuveiro tem potência de 5.500W a 7.500W, ele precisa de fio de pelo menos 6mm². Mas se o cabo for de 4mm² ou menor, ele superaquece, o que derrete o isolamento com o tempo. Veja nessa foto logo abaixo
Exemplo real: Um chuveiro de 7.500W em 220V consome cerca de 34A. Um cabo de 4mm² suporta até 28A — ou seja, está sobrecarregado.
Risco:
Esse problema pode causar choque elétrico ou curto-circuito se não for resolvido rapidamente.
Disjuntor incompatível
Um chuveiro de 7.500 W exige disjuntor de 40A e fios de 6 mm². Se o disjuntor for menor ou antigo (modelo NEMA), ele pode limitar o funcionamento ou desarmar.
O que observar:
- Chuveiro esquenta pouco.
- Disjuntor desarma ao mudar para o modo “inverno”.
Recomenda-se:
Revisar toda a instalação elétrica, especialmente se o disjuntor for de modelo antigo (os pretos, tipo NEMA, comuns em prédios do Centro de SP).
Problemas no registro de água
Sim, o problema pode ser hidráulico! Se o registro estiver muito aberto, a pressão da água aumenta e o tempo de aquecimento diminui.
Sinais:
- Água com temperatura morna, mesmo no modo “inverno”.
- Chuveiro novo, instalação correta, mas sem esquentar o suficiente.
O que fazer:
Reduza o fluxo de água e teste novamente. Se persistir, volte a investigar a parte elétrica.
Falta de aterramento
O aterramento protege contra choques e é essencial para o funcionamento correto de chuveiros modernos.
Problemas comuns em apartamentos do centro:
- Não existe fio terra no quadro.
- Instalações antigas não seguem a NBR 5410.
Riscos:
Além de afetar o aquecimento, a falta de aterramento pode causar choques em contato com partes metálicas.
Quando chamar um eletricista?
Você deve chamar um eletricista especializado se notar:
Disjuntores desarmando ao ligar o chuveiro
Fios derretidos ou cheiros de queimado
Quadro elétrico antigo ou bagunçado
Fios expostos, sem isolamento
Chuveiro novo sem esquentar direito mesmo com a resistência trocada
Atendo com urgência no Centro de SP!
Especializado em prédios residenciais na Bela Vista, Consolação, Liberdade, República, Sé e toda região central.
Dúvidas frequentes
Posso trocar a resistência sozinho?
Sim, desde que desligue o disjuntor e siga as instruções do fabricante. Mas, se não se sentir seguro, chame um eletricista.
Por que o chuveiro novo não esquenta?
Pode ser disjuntor ou fiação incompatível. É comum em prédios antigos da região central.
Todo chuveiro precisa de aterramento?
Sim. É exigência da NBR 5410 e essencial para segurança.
Mexer com eletricidade exige conhecimento e segurança. Um erro pode causar choques, curtos, incêndios e colocar vidas em risco. Por isso, contrate um eletricista certificado com NR10 vigente.
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